domingo, 14 de agosto de 2011

A Pátria


A Pátria
"A Pátria é a família amplificada.
E a família devidamente constituída, tem por elementos orgânicos a honra, a disciplina, a fidelidade, a benquerença, o sacrifício. É uma harmonia instintiva de vontades, uma desestudada permuta de abnegações, um tecido vivente de almas enlaçadas.

Multiplicai a célula e tendes o organismo. Multiplicai a família e tereis a Pátria. Sempre o mesmo plasma, a mesma substância nervosa, a mesma circulação sanguínea. Os homens não inventaram, antes adulteraram a fraternidade, de que o Cristo lhes dera a fórmula sublime, ensinando-os a se amarem uns aos outros; Diliges proximum tuum sicut te ipsum.

Dilatai a fraternidade cristã e chegareis das afeições individuais às solidariedades coletivas; da família à nação; da nação à humanidade.

Objetar-me-eis como a guerra? Eu vos respondo com o arbitramento. O porvir é assaz vasto para comportar esta grande esperança. Ainda entre as nações independentes, soberanas, o dever dos deveres está em respeitar nas outras os direitos da nossa. Aplicai-o agora dentro nas raias desta: é o mesmo resultado; benqueiramo- nos uns aos outros, como nos queremos a nós mesmos."

Rui Barbosa
* Salvador (Bahia) 5 de novembro de 1849

+ Petrópolis (Est.Rio) 1º março de 1923